Full Banner

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Blitz do Conrac no Bairro Buriti l

Bom ficarei bem a vontade pra falar, que dessa vez a Blitz do Conrac, juntamente com outras entidades bem intensionadas visitou o Bairro Buriti l( parque dos buritys l), o bairro em que moro, andamos, ouvimos relatos de várias pessoas, fotográfamos os absurdos causados nessa administração e outras passadas, vc poderá comprovar e tirar sua conclusões acerca desses fatos, escolhemos como muitos Itumbiarenses um ótimo lugar para morarmos, porém sofremos com o abandono por parte do poder público do município, por aqui o asfalto de baixa qualidade a cada chuva, fica menos na rua, não temos meio-fio e nem galeria pluvial que poderia e muito minimizar os nosso problemas, sinalização de trânsito não existe, o que tem permitido acidentes quase que diariamente nos perigosos cruzamentos, que inclusive já levou a óbito jovens e pai de família e tem causado muitos danos a outros, se quer temos praça, urbanização da avenida que margeia o corrégo das pombas (nunca citada por essa administração até o momento, em 5 anos de governo), que tem contribuído e muito para a poeria no Bairro ja que as ruas que ligam os bairros, por esse motivo não estão asfaltadas, e no período de chuvas a coisa piora ja que as águas se acumulam sobre as travessias, formando verdadeiras represas artificiais e não para por aí, durante a noite quem ousa passar por alí, torna-se uma presa fácil para bandidos que por alí atuam, assaltando as pessoas. Além disso temos ainda ruas sem continuidade devido a falta de desapropriação de terras, a escola Vinicius de Aquino Ramos que foi iniciada a reforma e ja inaugurada, e depois que a comitiva do Sr prefeito passou, as obras não terminaram, a escola se encontra totalmente sem segurança para os nosso alunos e os profissionais que ali trabalham, veja a matéria completa e confira os detalhes nas fotos, deixo a todos o meu abraço, João Maria.


As fotos desta matéria poderão ser visualizadas em qualquer computador conectado à internet, nos seguintes endereços:

http://www.panoramio.com/user/90667/tags/Itumbiara%20-%20Bairro%20Buritis%201
http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=12289247128042518277&aid=1246174567

Domingo, dia 28/06/09, manhã agradável, depois da chuva providencial da noite, que apagou a poeira e trouxe umidade ao ar.

O Conrac esteve visitando o Bairro Buritis 1, a convite de moradores e acompanhado do Presidente da Associação de Moradores daquele setor, Sr. Ailton Pedro. Estavam presentes além dele, o Sr. Edmilson de Souza Freitas (Norma Gibaldi), Sr. Miguel Candido da Costa (Dona Sínica), Gustavo Samuel da Silva e Adenir Mateus Alves (Centro Acadêmico Curso de Direito – Ulbra), João Maria (Stiueg – Psol) e João Clemente (Conrac).

Circulamos pelo bairro, conversamos com diversos moradores, constatamos o quanto é querido e respeitado o Presidente da Associação de Moradores, Sr. Ailton. Nas conversas, novamente recebemos muitas reclamações relativas ao abandono que sofre o lugar, onde pouco se nota a presença da Prefeitura para melhorar a vida dos habitantes.

As reclamações vão desde o asfalto deteriorado, falta de meio-fio, obras inacabadas, Escola Municipal com alambrado violado e no chão, árvores que oferecem risco às casas vizinhas, problemas ambientais e falta de completar as vias de acesso ao setor.

Começando a visita, logo nos deparamos com a Escola Municipal Vinícius de Aquino Ramos. Segundo moradores e, confirmamos no site da Prefeitura (http://www.itumbiara.go.gov.br/index.php?pg=noticia&id=939) que, em Fevereiro deste ano a Escola foi motivo de atos públicos de inaugurações. No tocante à reforma, não encontramos motivos para a inauguração, pois, tão logo passou a comitiva, as obras pararam, como atestam as fotos abaixo.

Ficou a calçada por fazer e sobraram materiais (areia e brita) no meio da rua, atrapalhando o trânsito e sujando alpendres e quintais de vizinhos. O alambrado da Escola está em situação precária, violado e no chão em alguns lugares; portão completamente violado, trazendo insegurança aos alunos e funcionários. Uma das poucas placas de sinalização encontradas no Bairro, em frente à Escola, está quase caída ao chão. Em geral, é generalizada a falta de sinalização e ausência de placas com os nomes das ruas.
http://www.panoramio.com/photo/23906297
http://www.panoramio.com/photo/23905512
http://www.panoramio.com/photo/23905744
http://www.panoramio.com/photo/23906067

Vizinhos da Escola estão indignados e reclamam de eucaliptos que oferecem riscos às casas vizinhas, preocupação respaldada por funcionários da Prefeitura que condenaram nove dessas árvores, mas, até hoje não foram cortadas.
http://www.panoramio.com/photo/23906183
Outra questão que salta aos olhos é a falta de meio fio, sendo que, os que existem foram construídas pelos moradores. Isto implica em que as águas de chuvas circulam e invadem os quintais e residências, criam correntezas na rua e faz buracos.
http://www.panoramio.com/photo/23906635
http://www.panoramio.com/photo/23906819
http://www.panoramio.com/photo/23907422

Sobre a coleta de lixo e entulho, soube de uma operação da Prefeitura, chamada de “Operação Santo Reis”. Parece haver uma descordenação entre o setor responsável e os bairros, pois, em todos os que visitamos, constatamos grande presença de material na rua. Os moradores atendem ao chamado para a operação de limpeza, mas, após ser colocado na rua os caminhões não comparecem para retirar o material e, nos finais de semana os bairros ficam com uma má aparência.
http://www.panoramio.com/photo/23906487

Entre os bairros Buritis e Rodoviário está localizado o Córrego dos Buritis e uma área verde importante, constituindo um ambiente que deve ser preservado e integrado à cidade por meio de um plano de urbanização adequado.
http://www.panoramio.com/photo/23908804
http://www.panoramio.com/photo/23908955
http://www.panoramio.com/photo/23909132
http://www.panoramio.com/photo/23912488

Para atravessar de um bairro aos demais, existem algumas ligações por sobre este córrego, vias não pavimentadas, quem em dias de chuvas ficam praticamente intransitáveis.
http://www.panoramio.com/photo/23907174
http://www.panoramio.com/photo/23909393

O asfalto do bairro foi feito antes de 2003, o que comprova a foto de satélite, onde se pode ver que nem uma rua recebeu asfalto novo depois disso, sendo que após, somente operações tapa buracos, quando há!
http://www.panoramio.com/photo/23906566
http://www.panoramio.com/photo/23907262

São muitas as irregularidades no bairro, que podem ser verificadas nas fotos.
Me intriga a falta de notícias nos meios de comunicação de Itumbiara, sobre todos estes problemas que verificamos na cidade, em seus bairros mais afastados do centro.

Inclusive, um comentário realizado por um morador, me respalda esta intriga, pois, pode ser que o Prefeito não esteja informado destes problemas, de inaugurar o que não está pronto, que paralisa tão logo após passa a comitiva, deixando para trás problemas, angustia e indignação aos moradores. O comentário que ouvimos lá no Bairro Buritis, diz o seguinte: “Quando foi inaugurar reforma da escola, alguns dias antes, passava o pessoal da Prefeitura tapando buracos no asfalto. Indiquei a eles outras ruas no bairro onde necessitava tapar os buracos, ao que o funcionário encarregado da operação respondeu que, somente ia tapar os buracos onde a comitiva do Prefeito fosse passar”. Disse ele!
Outra moradora, muito contrariada com as árvores que estão condenadas e pode cair sobre a casa dela, disse-nos em seus comentários bastante acertados: “Eu não sou contra o Prefeito; gosto dele, mas ele se esquece de nós!”.

O povo de Itumbiara deveria conhecer melhor esta cidade, os bairros mais afastados, pois, somente assim se poderá avaliar melhor a qualidade da administração do município!


Por Adenir Mateus

Arquivo do blog

Powered By Blogger